CPE: Projeto “Recomeçar é Possível”

CPE: Projeto “Recomeçar é Possível”


PROJETO VISA DIMINUIÇÃO DE REINCIDÊNCIA

O setor de Terapia Ocupacional do Conjunto Penal de Eunápolis iniciou um projeto intitulado“É Possível Recomeçar” para os reeducandos da unidade. O projeto que conta com o auxílio do setor de Pedagogia consiste em promover vivências que possibilite aos internos identificar e fortalecer os fatores positivos para o enfrentamento do período do encarceramento levando-os a uma reflexão do passado e considerar as possibilidades que possam contribuição para uma mudança pessoal após a reclusão. O objetivo central do projeto é diminuir as chances de reincidência.

A terapeuta ocupacional, Alanna Santos, desenvolve o projeto através de encontros com atividades e dinâmicas voltadas a temas específicos que levarão os internos a refletirem sobre suas condutas e relacionamento com as pessoas. O projeto visa, ainda, ajudar o interno no sentido de resgatar sua identidade de ser humano, potencializar os fatores positivos, com intuito de redefinir papeis, valores e, consequentemente, modificar atitudes e comportamentos.

REDEFINIÇÃO DE PAPÉIS E VALORES
Alanna acredita que essa iniciativa ajudará os futuros egressos: “A proposta de oferecer momentos de reflexão sobre os temas foi para alertar a respeito do autocuidado, a reestruturação das relações pessoais/familiares e a organização de projetos de vida, buscando, a todo o tempo, fortalecer os fatores positivos existentes. Estes fatores são importantes para favorecer a redefinição de papéis, os valores, o desempenho pessoal e até mesmo poder modificar atitudes e consequentemente comportamentos. A participação dos internos durante as atividades foi satisfatória, mostrando se abertos a reflexões e opiniões.”

Inicialmente, foram selecionados entre 10 (dez) a 15 (quinze) internos que participaram de quatro encontros durante o mês de Abril. Temas como autoestima, relações afetivas, espiritualidade, resiliência, motivações e projetos de vida foram os principais temas abordados.

O interno M.C.M.S., 36 anos, aprovou o projeto: “São temas-base de motivação para um futuro melhor e mudança de vida, aprendi muito sobre mim, e nas vivências aprendi a repensar numa perspectiva de vida. O conhecimento me trouxe uma nova vida pensando em coisas melhores, participação em coisas. Agradeço a oportunidade de poder participar desse projeto, me fez ver com outros olhos a minha situação atual, porque quando a gente está aqui somos vistos de forma ruim e o projeto me fez pensar que eu errei mas que posso mudar.”

V.N.S., 26 anos, também acredita na melhoria após sua participação no projeto: “Minha sentença foi alta. Eu nunca tinha parado para pensar na minha vida. Achava que não tinha como planejar mais a vida. Na hora da atividade sobre plano de vida fui tomado com surpresa depois que parei para pensar. Foi muito bom, aprendemos muita coisa como a respeitar os pensamentos um do outro, não julgar o outro.”

O projeto terá duração continuada para abranger o maior número de internos dos regimes fechado e semiaberto a fim de potencializar o processo de ressocialização dos indivíduos do Conjunto Penal de Eunápolis.


A REVIVER, empresa privada especializada em Administração Prisional está presente no Conjunto penal de Eunápolis sob regime de cogestão, em parceria com o Poder Público. A REVIVER é a única empresa em sua área de atuação a ter seus processos reconhecidos através de certificação ISO 9001: 2015.