COMPAJAF: a importância do Janeiro Branco

COMPAJAF: a importância do Janeiro Branco


PALESTRA A COLABORADORES
A Campanha Janeiro Branco é totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, concebida e realizada por psicólogos(as) e com todos os demais profissionais do universo da Saúde, usando o mês em que tradicionalmente as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano, para instigar nelas, um maior cuidado com o seu bem-estar psíquico. Desta forma, foi realizada uma palestra no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho em Aracaju/SE, ocorrendo no dia 04/02/2019 aos colaboradores da unidade, ministrada pela psicóloga Sra. Bárbara Layane Batista dos Santos e no dia 12/02/2019 ocorreu a palestra para os familiares dos internos, sendo ministrada pelas psicólogas da referida unidade.

O OBJETIVO DA CAMPANHA
A ideia do mês de Janeiro, é chamar a atenção das pessoas e autoridades públicas para essas questões de ordem psicológica-existencial, sem fins lucrativos e que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos. Incentivá-las a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo. Conforme tal tema e importância, fez-se necessário a realização do projeto de conscientização aos colaboradores e familiares dos internos, lotados na unidade prisional COMPAJAF, pautada em prevenção, informação e orientação, assim como prevê umas das atribuições do psicólogo.

A Campanha do Janeiro Branco tem uma grande importância, onde atualmente as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como a Campanha Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?
Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade; construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade; contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas, como para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais e também o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.

:: Comunicação REVIVER
counicacao@reviverepossivel.com

#cogestão #ressocialização #administraçãoprisionalprivada #reviver #reviverepossivel #janeirobranco