CPV: Campanha de combate a Hanseníase

CPV: Campanha de combate a Hanseníase


JANEIRO ROXO – COMBATE A HANSENÍASE

Janeiro é o mês de conscientização sobre a hanseníase. Neste mês é realizada a campanha Janeiro Roxo, que visa conscientizar a população sobre a hanseníase, uma doença crônica, infectocontagiosa e que atinge a pele e os nervos periféricos.

No último domingo do mês de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. A data foi instituída pela Lei nº 12.135/2.009 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença.

CPV – PALESTRA A INTERNOS SOBRE HANSENÍASE
O conjunto penal de valença, se mostrando sempre preocupado com a saúde da população privada de liberdade, através da equipe médica e de enfermagem, realizou no dia 22/01/2019, palestra para 100% dos internos, com objetivo de esclarecer sobre os sinais e sintomas, transmissão, prevenção e tratamento da doença. Ao finalizar ação, foi realizada busca ativa de possíveis casos de hanseníase na unidade, onde não foi encontrado nenhum caso suspeito.

Segundo a dermatologista Maria Angélica Gorga, a cada ano, há 25 mil novos caos de hanseníase. O país, inclusive, ocupa um triste ranking mundial sendo o segundo com mais registros no mundo, ficando atrás somente da Índia.

A DOENÇA
Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Confira abaixo alguns sintomas da doença – lesões de pele acompanhadas ou não de espessamento de alguns nervos e perda sensorial:
– Lesões de pele caracterizadas por manchas hipopigmentadas (mais clara que a cor da pele) ou avermelhadas, nódulos, placas ou infiltração;
– Diminuição ou perda da sensibilidade na área das lesões;
– Formigamento ou dormência nas mãos ou nos pés;
– Ferimentos ou queimaduras sem dor nas mãos ou nos pés;
– Inchaço nos lóbulos das orelhas e na face;
– Perda de força nos músculos inervados pelos nervos acometidos;
– Dedos em garra;
– Pés caídos;
– Ressecamento dos olhos;
– Pálpebras pesadas;
– Perda da sobrancelha;
– Inversão dos cílios;
– Desabamento da pálpebra inferior.

A REVIVER, empresa privada especializada em administração prisional, está presente no Conjunto Penal de Valença, sob regime de cogestão, destacando-se como única empresa em sua área de atuação com seus processos reconhecidos através de certificação ISO 9001:2015.

:: Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com