CPJ: Cultura e informação no mês da Consciência Negra
CPJ: Cultura e informação no mês da Consciência Negra
“O sistema carcerário brasileiro tem cor. Essa é uma consideração, que infelizmente não pode ser vista como absurda, já que ao avaliar as condições humanas, em que a população negra foi submetida, será fácil perceber que, essa se encontra em grande vulnerabilidade social. Durante o pós-escravidão, a população negra brasileira, foi jogada a esmo, ficando à margem da sociedade, que via o ideal de “perfeição”, como algo similar ao perfil europeu. Dessa forma, não houve espaço para o negro, e nem para o indígena, no que tange a “evolução” da sociedade brasileira.” Foi com esse pensamento que o Conjunto Penal de Juazeiro realizou nos dias 26 à 28/11/2018 Palestras / Mini Seminários sobre Africanidade e Consciência Negra no Brasil que é oficialmente comemorado no dia 20 de novembro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares” em 1695.
FACILITADORES DAS PALESTRAS E SEMINÁRIOS
Palestras e seminários aconteceram distribuídas por turnos matutino e feminino.
No Albergue feminino as responsáveis foram:
a) Luana Rodrigues Pereira – Diretora de Diversidade Racial e Social da Prefeitura Municipal de Juazeiro com as internas do Fundamental I e II.
b) Marcia Guena – Jornalista e Professora da Universidade do Estado da Bahia / UNEB com as internas do Ensino Médio e Ouvintes.
No Pavilhões A e B os responsáveis foram:
a) O Mestre em História e Africanidade Washington Cadidé Mariano da Secretária de Educação de Juazeiro / SEDUC para os internos do Ensino Fundamental I e II pela manhã.
b) Elias da Rocha Cruz Júnior – Coordenador Pedagógico no CPJ com os internos do Ensino Médio pela tarde.
A REVIVER está presente no Conjunto Penal de Juazeiro sob regime de cogestão em parceria com o Poder Público, sendo a única empresa em sua área de atuação a ter seus processos reconhecidos com a certificação ISO 9001:2015.
MATÉRIA RELACIONADAS:
Dia da Consciência Negra no Presídio do Agreste
:: Elias Rocha, Pedagogo & Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com