Novembro Azul em Unidades REVIVER
A adesão à campanha Novembro Azul é importante para o estímulo à prevenção de problemas de saúde, e ao mesmo tempo para a valorização de boas práticas, atividades físicas, enfim, tudo que seja positivo à saúde, consequentemente, favorável à qualidade de vida.
Tanto o escritório quanto às unidades em que a REVIVER atua sob regime de cogestão, tem aderido ao novembro azul, há anos, e em 2018 não poderia ser diferente.
Além das ações como palestras, decorações que criam impacto visual e reforçam a necessária existência da campanha, este ano o Escritório Central com a CIPA corporativa, representada por Paulo Cardoso e Afonso Paiva, reforça ainda mais a necessidade de cuidado e adesão à campanha.
Cadeia Pública de Areia Branca
No dia 27 de novembro foi realizada palestra sobre a campanha Novembro Azul, abordando a prevenção do Câncer de Próstata, quando oportunamente, comemorou-se também os aniversariantes do mês de novembro.
Cadeia Pública de Estância
Como ações de adesão à campanha, também foi realizado em 20 e 27 de novembro uma palestra com Dr. Carlos Magno com foco aos cuidados e riscos em relação à saúde do homem.
Contribuição da CIPA/ Escritório Central
Em novembro, mês de incentivo à prevenção ao câncer de próstata, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), destaca que a atenção para com o corpo físico não pode ser vista isoladamente da experiência de vida das pessoas e dos determinantes sociais da saúde. Por isso, a abordagem preventiva não pode ser apenas focada no biológico.
Afinal, saúde não é determinada apenas pela ausência de doença diagnosticada, mas do estado de bem-estar integral do ser humano, produzido a partir da interação entre os eixos biológico, psicológico e social, conforme define a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em maiores de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.
SAIBA MAIS
1 – Quais fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?
a) Idade. O risco aumenta com o avançar da idade. NO Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 tem mais de 55 anos.
b) História de câncer na família
c) Sobrepeso e obesidade. Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.
2 – É possível prevenir o câncer de próstata?
Adotar práticas saudáveis ajuda a prevenir diversas doenças, inclusive o câncer. Dicas:
– Ter uma alimentação saudável
– Praticar atividades físicas
– Manter o peso corporal adequado
– Não fumar
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
3 – Quais são os sinais e sintomas?
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresentam, os mais comuns são:
– Dificuldade de urinar
– Demora de começar e terminar de urinar
– Sangue na urina
– Diminuição do jato de urina
– Necessidade de urinar mais durante o dia ou à noite
Fonte: Ministério da saúde – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
:: Assessoria de Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com