O Conjunto Penal de Eunápolis – CPE, no dia 27 de agosto — Dia do Psicólogo — homenageou os profissionais do setor os Drs. Tabillo Lavinski e Kaliana Cabral com o projeto I Mostra de Arteterapia: Entre a arte e a terapia temos a imagem do inconsciente.
Foram selecionados internos que pintaram telas que ficam expostas na recepção do CPE para que os Psicólogos pudessem esclarecer e reafirma para o público (colaboradores, visitantes e outros profissionais) a importância da arte como instrumento positivo no comportamento da pessoa privada de liberdade.
“Achei muito bacana a iniciativa, além de mostrar o talento dos internos, presenciei uma cena muito interessante que foi quando uma familiar reconheceu a arte que o seu filho fez e ficou emocionada. Ela pediu a presença dos profissionais que acompanharam para falar sobre o que projeto. Isso cativa as pessoas, espero que aconteça mais vezes” disse a colaboradora Erica.
O principal objetivo da Arteterapia é catalisar, de maneira inconsciente, expressar sentimentos e atitudes. Este projeto é benéfico para pessoa de qualquer idade utilizado especialmente para o auto-conhecimento e auto-expressão
“Gostei muito de participar deste projeto. Isso é importante por parte do encarcerado por ter a oportunidade de se mostrar de outra forma e já é um meio de possibilitar mudança em nós internos e também proporcionar a cultura que é sempre bom”, disse o interno Jalison. .
O que é arterapia?
A arterapia é um conjunto de estratégias terapêuticas básicas que estabelecem conexões simbólicas enfatizando o papel das manifestações artísticas como documentários psiquícos em nível individual e coletivo.
Leave a Reply